| | |

Auditores do 39.º Curso de Formação de Magistrados visitam o CSM

Auditores do 39.º Curso de Formação de Magistrados visitam o CSM

O Conselho Superior da Magistratura (CSM) recebeu, no dia 18 de julho, um grupo de 52 auditores do 39.º curso de formação de magistrados para os Tribunais Judiciais. A visita teve como objetivo dar a conhecer a atividade do CSM, permitindo, ainda, a troca de conhecimentos com juízes mais experientes, atualmente a exercer funções no CSM.

A Juíza Desembargadora Ana de Azeredo Coelho, Vogal do CSM, recebeu o grupo, que terminou recentemente a sua formação no Centro de Estudos Judiciários (CEJ), e fez uma breve apresentação das competências do CSM. Os auditores dividiram-se, depois, em grupos para analisarem e debaterem alguns casos práticos, sob a orientação de vogais do CSM – o Desembargador Filipe Caroço e os Juízes de Direito Raquel Rolo, Rita Soares e Júlio Gantes. Depois da reflexão sobre as funções do juiz e o papel do CSM, todos os grupos tiveram a oportunidade de apresentar as suas conclusões, em plenário.

O Vice-Presidente do CSM, Conselheiro Luís Azevedo Mendes, encerrou a sessão dirigindo palavras de incentivo aos presentes que se preparam para iniciar funções na magistratura. Destacando a importância dos pressupostos éticos e deontológicos, o Vice-Presidente afirmou que “o mais importante é o carácter” que deve orientar sempre a ação do juiz, sendo que este deve desligar-se da sua vida social, sem deixar de a ter, já que isso lhe permite “compreender o mundo à sua volta e saber julgar bem os outros”. Incentivando a que se tornem “juízes íntegros, autónomos, independente e fortes”, o Juiz Conselheiro destacou, ainda, o apoio do CSM, que “não é patrão”, mas assim “a casa de todos os juízes”, garantindo que tudo fará para “ajudar à força interior e tranquilidade de quem tem de julgar”. Terminando o seu discurso, o Vice-Presidente rogou a todos os auditores que “não tenham medo e acreditem nas suas capacidades” para exercer a sua profissão na magistratura.

Lisboa, 20 de julho de 2023

Posts semelhantes