| | | |

Comarca de Faro acolhe apresentação do sistema SEGIP

No passado dia 29 de janeiro, o Anfiteatro do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) em Faro recebeu a apresentação do Sistema Eletrónico de Gestão e Informação Processual (SEGIP), uma ferramenta digital que facilita a organização, análise e apresentação da prova em processos criminais complexos.

A sessão foi conduzida pelo juiz desembargador António Gomes, um dos coordenadores da estrutura de Apoio Logístico à Tramitação de Elevada Complexidade (ALTEC) e coautor do SEGIP, que destacou as funcionalidades do sistema. Este permite integrar de forma simples e intuitiva factos, provas e pessoas, assegurando uma gestão mais ágil e estruturada da informação ao longo de todas as fases do processo, desde o inquérito até ao recurso.

A iniciativa contou com a coordenação do juiz presidente da Comarca de Faro, juiz desembargador Henrique Pavão, do procurador-geral adjunto coordenador da Comarca, Mota Carmo, e do assessor Servando Batista, do Gabinete de Apoio aos Magistrados Judiciais (GAMJ).

A apresentação foi particularmente dirigida às chefias dos órgãos de polícia criminal, incluindo representantes da Polícia Judiciária (PJ), Polícia de Segurança Pública (PSP) e Guarda Nacional Republicana (GNR). Estiveram também presentes juízes e magistrados do Ministério Público, bem como operadores judiciários da Comarca de Faro. Durante a sessão, foi evidenciado o potencial do SEGIP na celeridade e eficiência dos processos, promovendo uma maior colaboração entre juízes e as forças de segurança na investigação e tramitação de processos complexos.

Esta apresentação integra-se na estratégia de modernização e digitalização da justiça, reforçando a importância do SEGIP como uma ferramenta essencial para melhorar a gestão processual e otimizar os recursos disponíveis.

Lisboa, 31 de janeiro de 2025

Posts semelhantes