| | |

CSM presente em cerimónia de homenagem no Tribunal da Relação de Évora

O vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura, juiz conselheiro Luís Azevedo Mendes, participou na cerimónia de homenagem aos juízes e funcionários que cessaram funções após julho deste ano, no Tribunal da Relação de Évora, no âmbito das celebrações de Natal desta Relação. O CSM fez-se ainda representar pela vogal juíza desembargadora Ana de Azeredo Coelho e pela vogal juíza de direito Raquel Rolo.

A sessão foi presidida pela juíza desembargadora Albertina Pedroso, presidente do Tribunal da Relação de Évora. Na sua intervenção, destacou a colaboração de todos os presentes no bom desempenho do tribunal e agradeceu, de forma especial, aos homenageados pelo trabalho ali desenvolvido, num momento de reconhecimento institucional e pessoal.

Foram homenageados a juíza conselheira Maria Eduarda Branquinho, o juiz desembargador Artur Vargues, a técnica de justiça Maria do Carmo Cruz e a secretária do procurador-geral regional de Évora, Maria Eduarda Arnaud. A secretária de justiça Susana Durão, também homenageada, não pôde estar presente.

Durante a sessão, a juíza conselheira Maria Eduarda Branquinho fez um discurso de despedida marcado por palavras de gratidão. Sublinhou o privilégio e a responsabilidade inerentes ao exercício da magistratura, a importância da ética, da imparcialidade e da dignidade no desempenho das funções judiciais. Destacou ainda o valor do trabalho coletivo e o papel essencial dos funcionários judiciais no funcionamento da justiça. Neste momento de despedida, assinalou ainda a relevância dos vínculos pessoais criados ao longo dos anos.

O programa incluiu ainda a apresentação do livro A Esponja dos Dias e outros textos, da autoria da juíza desembargadora Emília Costa. A apresentação esteve a cargo da presidente do Tribunal da Relação de Évora e contou com a presença da representante da Casa do Juiz – Letras, a juíza desembargadora Eleonora Viegas, responsável pela publicação da obra. Seguiu-se a leitura encenada da peça A Esponja dos Dias, interpretada por juízes desembargadores da Relação de Évora.

Lisboa, 18 de dezembro de 2025

Posts semelhantes