| |

CSM promove a magistratura judicial como escolha de futuro

O Vogal Juiz de Direito Tiago Pereira foi um dos oradores da palestra que hoje, dia 25 de maio, teve lugar na Universidade Lusíada e que procurou responder à pergunta “Sou licenciado e agora?”. O Conselho Superior da Magistratura associou-se à ELSA Lusíada Lisboa e ao Núcleo de Estudantes de Direito desta universidade para ajudar os jovens estudantes na hora de escolher o seu futuro profissional.

Perante uma mesa que juntou também José Seixas Lopes, inspetor da Polícia Judiciária; João Pedro Amorim, solicitador; João Alves, procurador do Ministério Público e o professor/advogado Vasco Guimarães, os alunos tiveram oportunidade de ouvir diversas experiências ligadas à área do direito.

Todos os profissionais tiveram oportunidade de destacar as vantagens e desvantagens de cada profissão, tendo concordado que, em cada uma delas, é necessário empenho, estudo, rigor, bom senso e ética de trabalho.

No caso da magistratura judicial, o Vogal do CSM destacou a estabilidade associada à possibilidade de ter uma carreira para a vida, o vencimento por comparação com outros servidores do estado e a bolsa atribuída durante a formação no Centro de Estudos Judiciários.

O juiz Tiago Pereira falou também do importante papel dos juízes na sociedade, na medida em que os tribunais são “o último refúgio do estado de direito”. Não deixou, ainda assim, de destacar a relevância de todos os que trabalham neste setor e que, só em conjunto, permitem que os juízes e os tribunais cumpram a sua função.

Lisboa, 25 de maio de 2023

Posts semelhantes