Cláudia Pedro Loureiro assume funções como juiz presidente da comarca de Lisboa
Teve lugar esta sexta-feira, no Palácio da Justiça de Lisboa, a cerimónia de tomada de posse da juíza de direito Cláudia Pedro Loureiro como nova juiz presidente da comarca.
A sessão contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal de Justiça e do Conselho Superior da Magistratura, juiz conselheiro João Cura Mariano, do vice-presidente do CSM, juiz conselheiro Luís Azevedo Mendes, dos vogais do Conselho juíza desembargadora Ana de Azeredo Coelho e juiz de direito Tiago Pereira, do presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, juiz desembargador Carlos Castelo Branco, da chefe de gabinete do CSM, juíza desembargadora Catarina Escudeiro, e da juiz secretária do CSM, juíza de direito Ana Chambel.
Cláudia Loureiro iniciou funções judiciais em março de 2000. Exercia, desde 2003, funções na área cível, na comarca de Lisboa. À data da nomeação, estava colocada no juízo central cível.
Na abertura da cerimónia, o presidente do STJ e do CSM agradeceu ao juiz desembargador Artur Cordeiro o trabalho desenvolvido enquanto juiz presidente da comarca, sublinhando o dinamismo demonstrado ao longo do mandato. Dirigindo-se à nova juiz presidente, desejou-lhe igual êxito na missão agora iniciada e destacou o papel essencial dos juízes presidentes na identificação de problemas e propostas de melhoria na organização judiciária.
Na sua intervenção, Cláudia Loureiro agradeceu a confiança do CSM e afirmou o seu compromisso com a independência judicial e com a prestação de um serviço de justiça eficiente e digno. Referiu a escassez de recursos humanos e as condições dos edifícios como dois dos principais desafios que se colocam à comarca de Lisboa. A nova juiz presidente destacou ainda a importância do trabalho em equipa e da colaboração entre todos os que exercem funções nos tribunais.
Lisboa, 5 de setembro de 2025