|

CSM marca presença no II Seminário Internacional de Justiça com Perspetiva de Género

O Conselho Superior da Magistratura esteve representado pela juíza de direito Sofia Wengorovius no II Seminário Internacional de Justiça com Perspetiva de Género: Um Passo para a Igualdade, que decorreu na República Dominicana nos dias 25 e 26 de novembro.

O evento foi promovido pela Comissão Permanente de Género e Acesso à Justiça da Cimeira Judicial Ibero-Americana, em colaboração com os poderes judiciários da República Dominicana e de Porto Rico. A programação incluiu conferências, painéis temáticos e debates. Reuniu especialistas de vários países ibero-americanos para discutir e partilhar experiências sobre a violência de género, com destaque para temas como o impacto das tecnologias na violência de género e o acesso à justiça em contextos de desigualdade estrutural e diversidade.

A escolha do local para a realização deste encontro é uma homenagem às irmãs Mirabal, assassinadas em 1960, um símbolo na luta contra a violência de género, incluindo no programa uma visita a Salcedo, terra das irmãs. A escolha da data também é simbólica, uma vez que se assinala a 25 de novembro o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher.

Este seminário enquadra-se no tema central da XXII Edição da Cimeira Judicial Ibero-Americana, “Uma Justiça em Dia para Garantir a Dignidade das Pessoas”, e destaca os eixos prioritários de Justiça Oportuna, Inclusiva e Fiável.

Sofia Wengorovius, encarregada de proteção de dados do CSM, tem-se dedicado ao estudo do combate à violência doméstica, participando em diversos seminários sobre esta temática.

Lisboa, 27 de novembro de 2024

Posts semelhantes