Nota de falecimento do juiz conselheiro jubilado António de Sousa Guedes
É com profundo pesar que o Conselho Superior da Magistratura comunica o falecimento do juiz conselheiro jubilado António de Sousa Guedes.
Nascido a 17 de novembro de 1931, em Lamego, o juiz conselheiro António de Sousa Guedes iniciou a sua carreira na magistratura como delegado do Procurador da República na comarca de Paredes, de onde transitou para Ponte de Lima e, mais tarde, para Vila da Feira.
Como juiz de direito, exerceu funções nas comarcas de Melgaço, Alijó, Peso da Régua, Guarda e Porto. Foi juiz de círculo na Guarda e em Matosinhos e juiz desembargador no Tribunal da Relação do Porto, entre 1985 e 1992.
Entre 1992 e 1999, exerceu funções como juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, cargo após o qual se jubilou.
Exerceu ainda relevantes funções públicas, nomeadamente como presidente da Comissão Nacional de Eleições, entre 14 de junho de 2000 e 5 de junho de 2006. Foi designado pelo Conselho Superior da Magistratura para presidir à 10.ª, 11.ª e 12.ª Comissões.
O velório realiza-se hoje, dia 13 de fevereiro, a partir das 17h00, na Igreja de Nossa Senhora da Boavista (Foco), na cidade do Porto. A missa de corpo presente terá lugar amanhã, dia 14 de fevereiro, às 10h30, na mesma igreja, seguindo-se o funeral para o Cemitério de Agra Monte.
O Conselho Superior da Magistratura apresenta à família enlutada e amigos as mais sentidas condolências.
Lisboa, 13 de fevereiro de 2026
