Desembargadora Hermínia Néri de Oliveira homenageada pelo município de Vila Real no Dia Internacional da Mulher
O município de Vila Real assinala o Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 8 de março, com uma cerimónia de reconhecimento à juíza desembargadora Hermínia Néri de Oliveira, atual juiz presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Vila Real. A homenagem traduz-se na entrega de um voto de reconhecimento à juíza, destacando o seu percurso profissional e o seu contributo para a defesa dos direitos das mulheres, em particular das vítimas de violência, bem como o seu trabalho na aproximação do tribunal à comunidade.
Anualmente, o município destaca mulheres vila-realenses que, pelo seu percurso de vida e contributo para a sociedade, se destacam na comunidade. Mara Minhava, vereadora do pelouro da Ação Social e Igualdade da Câmara Municipal de Vila Real, destacou o simbolismo desta cerimónia que homenageia, este ano, a primeira mulher vila-realense a assumir as funções de juiz desembargadora e juiz presidente. Hermínia Néri de Oliveira expressou a sua gratidão pela distinção, sublinhando que desempenha as suas funções com dedicação e sentido de dever, em respeito pela justiça e pela dignidade de todas as pessoas.
A cerimónia terá lugar nos Claustros da Câmara Municipal de Vila Real, com início às 15h00, e contará com um apontamento musical de Bel Viana, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e uma visita à exposição ‘A História Delas’.
Lisboa, 7 de março de 2025
