Nota de falecimento do juiz conselheiro jubilado Francisco Chichorro Rodrigues
É com profundo pesar que o Conselho Superior da Magistratura comunica o falecimento do juiz conselheiro jubilado Francisco José Galrão de Sousa Chichorro Rodrigues, ocorrido no dia 27 de outubro de 2025.
Nascido em Coimbra, em 1930, Francisco Chichorro Rodrigues iniciou a carreira na magistratura do Ministério Público, tendo ingressado mais tarde na magistratura judicial. Exerceu funções em várias comarcas, entre as quais Esposende, Vila Franca de Xira e Alcobaça, onde se encontrava colocado aquando do 25 de Abril de 1974.
Foi nomeado juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça em março de 1994 e, no ano seguinte, eleito vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura, cargo que exerceu até 1998. Em 2002 integrou o grupo de juízes conselheiros que fundou o Círculo Cultural do Supremo Tribunal de Justiça, associação criada para promover e divulgar atividades culturais de juízes e magistrados do Ministério Público.
Recordado pelos colegas pelo rigor, equilíbrio e dedicação ao serviço público, o juiz conselheiro Francisco Chichorro Rodrigues distinguiu-se pela integridade, pela modéstia e pela profunda humanidade com que exerceu as suas funções. O seu exemplo permanece como referência de competência e sentido de missão.
O velório realiza-se amanhã, dia 28 de outubro, a partir das 18h00, na Igreja Paroquial de Santo António de Nova Oeiras, em Oeiras. No dia 29, quarta feira, haverá uma cerimónia pelas 12h30 no mesmo local, seguindo-se o funeral, pelas 13h30, para o Cemitério do Maxial, em Torres Vedras.
O Conselho Superior da Magistratura apresenta à família enlutada e amigos as mais sentidas condolências.
Lisboa, 27 de outubro de 2025
