| | | |

Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra adota sistema digital de gestão processual

No dia 10 de janeiro de 2025, pelas 15h30, terá lugar, no Salão Nobre do Tribunal da Relação de Coimbra, a cerimónia de assinatura do protocolo de implementação do Sistema Eletrónico de Gestão de Informação Processual (SEGIP) no Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra.

O SEGIP, desenvolvido pelo Conselho Superior da Magistratura, é uma ferramenta digital que apoia juízes, magistrados do Ministério Público e órgãos de polícia criminal na organização, análise e apresentação da prova em processos criminais complexos, conhecidos como megaprocessos. O sistema permite associar factos, provas e pessoas de forma simples e intuitiva, tornando o trabalho mais ágil e eficaz.

Com este protocolo, o SEGIP será utilizado também na fase de inquérito, além da fase judicial, permitindo uma gestão estruturada da informação desde o início do processo. Este avanço traduz-se em ganhos significativos em termos de tempo e eficiência para todos os utilizadores, contribuindo para maior celeridade processual.

A cerimónia contará com a presença do vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura e de representantes das entidades signatárias – o Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra, a Procuradoria da República da Comarca de Coimbra, a Diretoria do Centro da Polícia Judiciária, o Comando Distrital de Coimbra da PSP, o Comando Territorial de Coimbra da GNR e o Destacamento de Ação Fiscal de Coimbra da Unidade de Ação Fiscal da GNR.

Lisboa, 9 de janeiro de 2025

Posts semelhantes