| | |

VII edição do Supremo Moot Court de Justiça termina com vitória da Universidade do Porto

A ronda final da VII Edição do Supremo Moot Court de Justiça teve lugar no passado dia 19 de maio, no Supremo Tribunal de Justiça (STJ). O evento foi organizado pela ELSA Portugal (European Law Students’ Association), com o apoio do Conselho Superior da Magistratura (CSM).

A final reuniu as equipas vencedoras das rondas regionais: a Faculdade de Direito da Universidade do Porto (vencedora da região Centro-Norte) e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (vencedora da região Sul). As equipas debateram um caso prático centrado em temas atuais como os direitos fundamentais, a propriedade intelectual e a inteligência artificial.

O júri foi composto pelos juízes conselheiros Maria dos Prazeres Beleza, vice-Presidente do STJ, Ricardo Costa e Isabel Salgado. Participaram, ainda, os advogados Nuno Salazar Casanova (Úria Menéndez), Joana Piriquito Santos e Filipe Gomes (NPL Legal).

A equipa da Faculdade de Direito da Universidade do Porto conquistou o primeiro lugar nesta edição, sendo que o júri destacou ainda a estudante Pilar Guimarães, da mesma instituição, atribuindo-lhe o prémio de Melhor Oradora.

Esta iniciativa reforça a cooperação institucional entre o CSM e a ELSA. Proporciona aos estudantes de Direito a oportunidade de aplicarem os seus conhecimentos jurídicos em contexto simulado de julgamento, promovendo a excelência, o espírito crítico e a aproximação ao sistema judicial.

 

Lisboa, 26 de maio de 2025

Posts semelhantes