| |

Nota de falecimento da juíza conselheira Maria Laura Santana Maia

É com profundo pesar que o Conselho Superior da Magistratura comunica o falecimento da juíza conselheira Maria Laura Santana Maia.

Maria Laura Santana ingressou na magistratura judicial em 1980, tendo a sua primeira colocação sido no Tribunal do Cartaxo. Em 1995 foi nomeada juíza desembargadora no Tribunal da Relação de Évora e, em maio de 2004, tornou-se a primeira mulher juíza conselheira do Supremo Tribunal de Justiça. Foi também docente do Centro de Estudos Judiciários e inspetora judicial.

Pioneira num tempo em que poucas mulheres ocupavam cargos de relevo na magistratura, destacou-se pela inteligência, rigor e profundo sentido de justiça, mas também pela generosidade e pela atenção com que sempre acolheu os que com ela trabalharam. O seu exemplo de coragem e dedicação deixa uma marca profunda na história da magistratura portuguesa.

O Conselho Superior da Magistratura apresenta à família enlutada e amigos as mais sentidas condolências.

O velório encontra-se a decorrer na casa mortuária de Ponte de Sor, junto à Igreja Matriz, no Largo Marquês de Pombal. Amanhã, dia 24 de outubro, pelas 11h, será celebrada missa de corpo presente na referida igreja, seguindo-se o funeral para o cemitério de Ponte de Sor.

Lisboa, 23 de outubro de 2025

Posts semelhantes