| | |

Vice-presidente do CSM participa na sessão comemorativa do Dia Internacional Contra a Corrupção na AR

O vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura, juiz conselheiro Luís Azevedo Mendes, participou, no dia 9 de dezembro, na sessão comemorativa do Dia Internacional Contra a Corrupção, que decorreu na Assembleia da República, promovida pelo Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC). A iniciativa integrou uma homenagem póstuma a Joana Marques Vidal e a João Cravinho – um reconhecimento pelos seus contributos para a defesa da integridade, da transparência e do interesse público.

Na sua intervenção, o presidente do MENAC, juiz conselheiro José Mouraz Lopes, sublinhou o simbolismo de a comemoração decorrer na AR, a casa da democracia. Destacou a determinação, a capacidade de identificar problemas e a criação de soluções que marcaram o percurso dos dois homenageados, tanto na gestão de entidades como na vida pública. Destacou ainda o legado que ambos deixaram na construção de uma sociedade mais justa, mais transparente e mais exigente no combate à corrupção.

José Pedro Aguiar-Branco, presidente da Assembleia da República, saudou a iniciativa e a presença dos familiares dos homenageados. No seu discurso, defendeu que a corrupção não se combate com sensacionalismo nem com a ideia de que todos são culpados, alertando para os riscos do descrédito das instituições e do afastamento dos cidadãos da democracia. Sublinhou ainda que o combate à corrupção exige boas pessoas, boas práticas e bons exemplos, considerando que Joana Marques Vidal e João Cravinho deixaram, acima de tudo, um exemplo de verticalidade, de rigor e de serviço público.

A sessão contou ainda com intervenções de representantes das famílias dos homenageados – João Cravinho Gomes, filho de João Cravinho, e João Marques Vidal, irmão de Joana Marques Vidal.

Nesta cerimónia, interveio também a secretária-geral do Comité Olímpico de Portugal, Diana Pedras, no âmbito do protocolo celebrado com o MENAC, com o objetivo de promover valores como a verdade, a lealdade e a correção no desporto.

Também o CSM assinou recentemente um protocolo de colaboração com o MENAC, que estabelece bases para a cooperação institucional no âmbito da prevenção e do combate à corrupção e às infrações conexas. Mais informação disponível aqui.

Lisboa, 10 de dezembro de 2025

📷 Fotografias: Assembleia da República

Posts semelhantes