| | |

Juiz Desembargador Francisco Mota Ribeiro assume funções como Inspetor Judicial

Decorreu ontem, no auditório do Conselho Superior da Magistratura (CSM), a cerimónia de tomada de posse do juiz desembargador Francisco Mota Ribeiro como inspetor judicial. A sessão foi presidida pelo vice-presidente do CSM, juiz conselheiro Luís Azevedo Mendes e contou, também, com a presença de vários vogais do CSM e da inspetora coordenadora, juíza desembargadora Margarida Sousa.

Usando da palavra, o juiz conselheiro Luís Azevedo Mendes mencionou “a confiança que o Conselho deposita” no inspetor recém-empossado e destacou o caráter único do processo de nomeação, já que “pela primeira vez” a escolha aconteceu em “articulação com a inspetora coordenadora”, tendo sido votada unanimemente pelo Plenário. Para o vice-presidente, a escolha representa “o reconhecimento do mérito e da pessoa certa para o lugar certo”.

O juiz desembargador Francisco Mota Ribeiro agradeceu a confiança em si depositada e reconheceu os desafios do novo cargo: “Transponho uma porta para lá da qual, neste momento, não sei muito bem o que me espera, embora saiba o que trago para o que me possa esperar.” Referiu-se à importância de preservar a independência e imparcialidade no desempenho das suas funções, lembrando a “participação essencial” de todos os intervenientes processuais para “administrar a justiça em nome do povo”.

Comprometido com uma atuação proativa, destacou a necessidade de estabelecer relações de “confiança, proximidade, responsabilidade, respeito mútuo” com os intervenientes no processo de decisão judicial. O juiz desembargador Francisco Mota Ribeiro referiu a “crença permanente na possibilidade de melhoria do estado da justiça” e garantiu que estará atento a “idiossincrasias que constituam um entorpecimento da eficácia” do sistema judicial.

O juiz desembargador Francisco Mota Ribeiro conta com mais de 30 anos de experiência na magistratura, tendo exercido funções, nos últimos anos, no Tribunal da Relação do Porto.

Lisboa, 13 de dezembro de 2024

Posts semelhantes