Nota de falecimento do juiz conselheiro jubilado Rodrigo Leal de Carvalho
É com profundo pesar que o Conselho Superior da Magistratura comunica o falecimento do juiz conselheiro jubilado Rodrigo Leal de Carvalho.
Nascido na Praia da Vitória, na Ilha Terceira, Açores, em 1932, Rodrigo Leal de Carvalho licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa, em 1956, ingressando de seguida na magistratura. Iniciou funções como delegado interino na Ilha do Pico, tendo posteriormente desenvolvido uma carreira marcadamente internacional, com exercício de funções em Macau, Guiné, Angola e Moçambique.
Foi juiz de direito, desembargador e, mais tarde, procurador da República e procurador-geral-adjunto em Macau. Em 1995 foi nomeado juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça e, no ano seguinte, assumiu funções como presidente do Tribunal de Contas de Macau. Exerceu o cargo até à transferência da administração do território para a República Popular da China, regressando a Portugal em 1999.
Paralelamente à sua carreira na magistratura, destacou-se como escritor, tendo publicado diversas obras de ficção. Muitas delas foram inspiradas na sua vivência em Macau.
O velório terá lugar no Centro Funerário de Santa Cruz, na Praia da Vitória, Açores, a partir das 15h00 do dia 24 de janeiro. No dia 25 de janeiro, pelas 9h00 (hora local), será celebrada missa de corpo presente no mesmo local, seguindo-se o funeral para o cemitério local.
O Conselho Superior da Magistratura apresenta à família enlutada e amigos as mais sentidas condolências.
Lisboa, 24 de janeiro de 2026
