| | |

Tribunal da Relação de Lisboa recebe a VII edição do Supremo Moot Court

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) acolheu, no passado dia 7 de março, a Ronda Regional Sul da VII Edição do Supremo Moot Court de Justiça, um projeto da ELSA Portugal. O presidente do TRL, juiz desembargador Carlos Castelo Branco, deu as boas-vindas aos intervenientes na sessão e presidiu à cerimónia de abertura.

Simulando uma audiência real, as equipas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Direito da Universidade Lusófona enfrentaram-se e desempenharam os papéis de autor e réu. O júri foi composto pelos juízes desembargadores Eleonora de Almeida Viegas, vice-presidente do TRL, Alexandre Au-Yong Oliveira e João António Ferreira e pelos advogados Luís Bértolo Rosa, Filipe Gomes, Joana Piriquito Santos, Joana Maria Andion e Nicole Fortunato.

A equipa da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa venceu a ronda, após uma rigorosa avaliação de conhecimento de direito, da capacidade argumentativa e das respostas às questões colocadas pelo júri, num caso que aliava os Direitos Fundamentais à Propriedade Intelectual e à Inteligência Artificial.

A Ronda Final vai ter lugar no Supremo Tribunal de Justiça, no dia 28 de abril, onde a equipa agora vencedora defrontará a equipa da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, que triunfou na Ronda Centro-Norte.

O Conselho Superior da Magistratura e a ELSA Portugal têm colaborado ativamente para proporcionar aos estudantes de direito um contacto mais estreito com os tribunais, através de um protocolo de cooperação, em vigor desde 2019.

 

Lisboa, 12 de março de 2025

Posts semelhantes