Campus de Justiça: novas salas de imprensa preparadas para o início do julgamento do processo BES
Estão prontas a ser utilizadas as duas salas de imprensa criadas no Campus de Justiça, em Lisboa, tal como foi assegurado pelo Conselho Superior da Magistratura.
O vice-presidente do CSM, juiz conselheiro Luís Azevedo Mendes, acompanhado pela Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Maria Clara Figueiredo, visitou ontem estas novas salas, tendo sublinhado a importância destas infraestruturas na garantia de condições de trabalho adequadas para os jornalistas.
Estas salas foram equipadas com os recursos técnicos indispensáveis, tal como foram sugeridos ao CSM pelos jornalistas que têm marcado presença nos encontros informais promovidos regularmente pelo Conselho.
Com a criação destas salas, o Conselho procurou ainda dar resposta aos problemas que foram comunicados pelos jornalistas em processos mediáticos anteriores.
A criação destes espaços resultou de uma parceria entre o Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) e a Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ), que marcaram também presença nesta visita, a par do vogal da área de Lisboa, juiz de direito Tiago Pereira.
Com o início do julgamento do processo BES previsto para 15 de outubro, um processo reconhecidamente mediático, o CSM procurou garantir todas as condições necessárias ao trabalho de todos os intervenientes. A comitiva visitou também a sala onde irá decorrer este julgamento e que está a ser equipada com toda a tecnologia considerada necessária para este que é considerado o maior processo da justiça portuguesa. Para o planeamento destas necessidades, o coletivo contou com o apoio da estrutura ALTEC – Apoio Logístico à Tramitação de Elevada Complexidade (saber mais aqui).
Lisboa, 12 de setembro de 2024