Gabinete de Saúde Ocupacional do CSM abre portas no mês dedicado à saúde mental
No mês em que se assinala o Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro), abriu no Conselho Superior da Magistratura o Gabinete de Saúde Ocupacional (GSO).
O GSO nasce da consciência de que os tribunais são espaços de grande exigência emocional e profissional, onde é essencial promover condições de trabalho que contribuam para o bem-estar de quem neles exerce funções.
O “Estudo sobre condições de trabalho, desgaste profissional e bem-estar dos/as juízes/as portugueses/as”, publicado em 2023 pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra no âmbito do Observatório Permanente da Justiça, identificou diversos riscos profissionais, nomeadamente psicossociais, e destacou a importância de criar uma estrutura dedicada à prevenção e promoção da saúde dos juízes.
O estudo contou com o apoio da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, do Supremo Tribunal de Justiça, do Conselho Superior da Magistratura e dos Tribunais da Relação de Coimbra, Évora, Guimarães, Lisboa e Porto.
O GSO tem como missão a valorização das pessoas, promovendo uma cultura organizacional de segurança e ambientes de trabalho saudáveis.
Embora sediado em Lisboa, o gabinete mantém-se acessível a todos os tribunais judiciais também por via digital.
Ainda no decorrer deste ano, o GSO iniciará visitas técnicas às comarcas, enviando atempadamente informação sobre as mesmas.
Lisboa, 30 de outubro de 2025
