CSM recebe auditores de justiça do 40.º curso de formação do CEJ
No dia 9 de julho, o Conselho Superior da Magistratura recebeu os auditores de justiça provenientes do 40.º Curso de Formação de Magistrados para os Tribunais Judiciais do Centro de Estudos Judiciários (CEJ). O grupo foi recebido pelos vogais Ana de Azeredo Coelho, Filipe Caroço, Raquel Rolo, Rita Fabiana e Júlio Gantes, e pelo vice-presidente do CSM, juiz conselheiro Luís Azevedo Mendes.
A desembargadora Ana de Azeredo Coelho fez uma breve apresentação das competências do CSM e, logo depois, os auditores dividiram-se em grupos para analisarem e debaterem alguns casos práticos. As conclusões foram depois apresentadas na sessão final.
O vice-presidente do CSM encerrou a visita com um discurso motivador sobre a nova fase que iniciam em setembro. Azevedo Mendes enfatizou que o caráter e a personalidade dos juízes são essenciais para a confiança pública na justiça, destacando a liberdade de expressão e a imparcialidade como pilares fundamentais para o desempenho das novas funções.
O juiz conselheiro incentivou os auditores a aprenderem com a experiência e os erros, a procurarem referências nos magistrados mais antigos e a desenvolverem uma personalidade forte e distinta.
Sobre o papel do CSM, o juiz conselheiro destacou que apenas as questões graves devem entrar no radar disciplinar, priorizando o apoio e a disponibilidade a cada um dos novos juízes em todas as áreas relevantes para o desempenho desta missão.
Marcaram presença no CSM 57 auditores, acompanhados pela diretora-adjunta do CEJ, a desembargadora Patrícia Costa.
Lisboa, 12 de julho de 2024